domingo, 11 de julho de 2010

Hipocresia
Por mais ou menos duas semanas fiquei pensando sobre uma frase ouvida: "Gostaria de tirar férias de mim". A "bomba" saiu da boca de uma amiga. O contexto não é relevante e nem tenho autorização para citar e, talvez, nem ela própria tenha se flagrado do que dissera. Calei e não comentei nada no momento, porém não esqueci.
Como seria tirar férias de mim? Como é da minha natureza refleti muito sobre isso. Mas não pense que cheguei a conclusões concretas. Somente a algumas ideias vagas, como: o que seria de mim sem mim? Na certa, confusão geral.
Pra começar deixaria de pensar tanto sobre tudo. Diria abertamente tudo o que penso sobre os mais delicados assuntos, sobre as pessoas, sobre a sociedade, sobre política, sobre o sistema de ensino, sobre a mediocridade das relações... Diria tanta coisa o que chocaria a mim mesma, mas como estaria de férias não teria problema.
Longe de mim excluiria parte do passado, as dívidas, as pendências, as divergências. Excluiria tudo o que me causa gastrite, o que me prende ao chão, o que o bom senso me diz sempre que não. Andaria de pés descalços, não me importaria com a aparência, já que ela não é a essência. Para os outros: uma louca. Sempre os admirei. Tão louco ser louco.
Em férias não dormiria nada. Não é sempre que se dá um tempo da gente mesmo. Aproveitaria cada minuto. Faria somente as coisas que me agradassem. Diria muitos "nãos". Não às falsas amizades, aos falsos amores, aos falsos pudores, à ordem pré-estabelecida.
No entanto, como tudo isso não passa de uma ilusão e voltando a mim sem nunca ter saído, concluo: sou uma hipócrita! É, eu falei. Confusão. O pior é que me acho agora HIPÓCRITA. Não a que estaria de férias, mas o normal de mim. O certo é que a hipocresia mantém a sociedade em ordem. Como seria se todos fizessemos somente aquilo de que gostamos? Se dissessemos tudo o que pensamos? Se excluíssemos tudo o que não nos agrada?
Pelo menos algo me conforta neste momento e mudo o nome hipocresia para educada. O que não me livra dela. É isso, estou convencida: sou uma pessoa educada. Por isso, meço as palavras, embora não meça os pensamentos. Ah! Os pensamentos...
Férias de mim? Só se eu pudesse fugir comigo mesma!!!
Sandra Lopes - 12/07/2010

3 comentários:

  1. Amei Sandra!Sempre me pego pensando como seria o mundo sem hipocrisia? Acho que bem poucos iriam gostar,cada um vivendo de acordo com a sua verdade, aquela mais profunda, nua e crua...bjos

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, "só se pudesse fugir comigo mesmo"
    Jefhcardoso do
    http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelos comentários! Tão bom recebe-los...

    ResponderExcluir

Comente aqui o que achou do que leu...